Historial da nossa Instituição...

A Creche e Jardim de Infantil D. Elzira Cupertino de Miranda é uma I.P.S.S. - Instituição Particular de Solidariedade Social - fundada em 1987, por uma associação de particulares. Esta Instituição de apoio à família foi criada por vontade expressa do Senhor Comendador Arthur Cupertino de Miranda, que desta forma quis beneficiar o povo da sua Terra Natal.

Este benemérito, sua Exma. Família e a Fundação Cupertino de Miranda, comparticiparam em cerca de 80% dos custos globais da obra do edifício e ainda doaram o terreno para a sua implantação.

Hoje são beneficiados com esta obra famílias dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Braga, em especial as mais carenciadas.

Encontra-se instalada num edifício novo de raiz, na Rua Padre Domingos Joaquim Pereira, nº1183, na freguesia do Louro, concelho de Vila Nova de Famalicão.

Iniciou a sua atividade em Abril de 1995. Ao longo desse primeiro ano, verificou-se ser escasso o número de crianças, daí ter aberto somente a valência da Creche, tendo iniciado o Jardim-de-infância apenas em setembro de 1995.

As instalações estão dotadas de cozinha e refeitório, para apoio a todas as valências. A abertura da Instituição verifica-se às 7H15 e o seu encerramento para recolha das crianças às 19h00.

Somos associados com o n.º 1952 da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Estamos considerados como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, inscritos no livro de registos das Associações de Solidariedade Social, sob n.º42/91 a fls 184 em 07/06/1991 e classificados como de utilidade pública.

Foi-nos concedido pelo Ministério da Educação alvará de autorização definitiva sob o n.º 640, relativo ao ensino do pré-escolar.

Temos celebrado contratos programa com o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, cujas compensações financeiras mensais são de alguns milhares de euros, considerados de vital importância para o normal funcionamento da Instituição.

Em Janeiro de 2011 foi-nos atribuída, para todas as valências, a Certificação da Qualidade NP EN ISO 9001:2008 reconhecido pela rede de certificação internacional IQ Net, concedido pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).

POLÍTICA DE QUALIDADE DA INSTITUIÇÃO

 

OS VALORES

Nós, na “Creche e Jardim Infantil D. Elzira Cupertino de Miranda” baseamos toda a nossa actuação na solidariedade, na justiça social, na educação pré-escolar e no respeito pelos direitos humanos, nomeadamente na defesa dos direitos da criança.

 

A MISSÃO

A nossa missão é contribuir para o equilíbrio afectivo e para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, respondendo às suas necessidades e da sua família, oferecendo um serviço com qualidade e de acordo com as novas realidades sociais.

 

A VISÃO

A “Creche e Jardim Infantil D. Elzira Cupertino de Miranda” aspira ser uma Instituição de referência no sector da economia social, reconhecida pela competência dos seus profissionais e pela qualidade do serviço prestado. 

 
Como factor estratégico para o nosso sucesso, definimos uma política de qualidade, visando a satisfação de todas as partes interessadas, baseada nos seguintes princípios:
 
  • Os nossos clientes são a nossa principal preocupação no sentido de lhes fornecermos a máxima qualidade, ultrapassando constantemente as suas expectativas, quanto à qualidade do serviço que lhe está associado;
 
  • Os colaboradores são a chave do sucesso, daí haver uma constante preocupação com o seu bem-estar, formação, comunicação e identificação com os valores da Instituição;
 
  • Damos extrema importância ao desenvolvimento dos processos estratégicos, exigindo cada vez mais eficiência e eficácia de forma a alcançar a maximização dos resultados;
 
  • Cumprir sempre com os requisitos legais e outros requisitos que a Instituição subscreva;
 
  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade, bem como do seu desempenho, através de revisões periódicas do mesmo.
 
Comprometemo-nos a assegurar que estes princípios são de conhecimento de todos os colaboradores e garantir que a política da qualidade é facultada, sempre que solicitada, a todas as partes interessadas.